domingo, 20 de março de 2016

Engenharia é apenas para rapazes?

       A sociedade meteu na cabeça que nenhuma mulher é bombeira, jogadora de futebol, piloto, juíza, gestora, engenheira informática, mecânica e por ai adiante. E por consequência nenhum homem é bailarino, doméstico ou enfermeiro. Isto é errado! A escolha é de cada um, nenhum de nós (jovens) tem de ser formatado para ser algo especifico ou tem de se deixar influenciar por amigos ou familiares!
     Eu falo por mim, no final do meu 9ºano a minha família tentou-me formatar e eu ia acabando nesse erro, porém, nesse ano não houveram vagas para o “curso mais correto” e eu parei de para-quedas em um técnico de programação e gestão de sistemas informáticos. Quando entrei e vi só rapazes, fiquei seriamente assustada. No entanto, fui acompanhada por pessoas (professores e amigos) fantásticos que me explicaram, ensinaram e fizeram um reset e me mostraram que Informática e Eletrónica, por exemplo, não é apenas para os rapazes. É para todos aqueles que têm paixão naquilo que fazem, no que constroem. É preciso amor, carinho e dedicação no que fazemos, temos de além de saber e fazer corretamente as coisas, TEMOS DE GOSTAR DO QUE FAZEMOS!       Depois daquele reset, eu entrei na pequena percentagem de mulheres no mundo da engenharia, eu fui diferente, eu arrisquei pelo que amo fazer: programar! E arrisquei tanto, que agora estou na faculdade a tirar Engenharia Informática, no meio dos Homens, é verdade, mas nada me torna menos capaz que eles. Por vezes, eu ensino-lhes o que sei e vice-versa, e quando não sabemos vamos aos professores tirar dúvidas ou ao melhor amigo de qualquer engenheiro: Google!
      Atualmente, Engenharia Informática é um curso muito procurado por nós jovens, além de ter várias vertentes e saídas, alguns dos jovens pensam que informática é jogos e mais jogos ou que quem vai para engenharia são os cromos e de preferência rapazes. Engenharia é um curso “complicado” é verdade, é necessário muita dedicação, estudo e paixão pelo que fazemos (como já disse anteriormente), e NÃO é apenas para rapazes!
      Quem disse que nós mulheres não somos capazes de o fazer? Sim somos capazes, e por vezes bem mais capazes que os homens! Porque trabalhamos por paixão e eles porque foram formatados para seguir o que teria mais lógica dentro do seu ambiente familiar ou entre amigos!
      Existem imensas mulheres com a paixão pela engenharia informática! Eu faço, parte dessa pouca percentagem, por agora, pois acho que um dia a sociedade vai perceber que ninguém deve ser formatado a realizar nenhuma tarefa, apenas devem decidir pelas suas próprias cabeças o que serão num futuro próximo.
     Eu estudo, eu dedico-me, eu faço o que gosto! Não me deixei levar pela sociedade, eu fugi a regra e sinto me feliz por isso!


Não te deixes levar pelo que a sociedade diz, ou pelo o que te formatam… segue o teu sonho!
(http://uniarea.com/engenharia-e-apenas-para-rapazes/)

Sem comentários:

Enviar um comentário